Prefeitura de Caaporã emite nota e esclarece problemas na efetivação do pagamento de salários

Prefeitura de Caaporã emite nota e esclarece problemas na efetivação do pagamento de salários

A Prefeitura do município de Caaporã, localizado no Litoral Sul paraibano, emitiu nota oficial, dirigida aos servidores municipais, esclarecendo acerca dos problemas registrados durante efetivação do pagamento salarial da categoria.

A Prefeitura do município de Caaporã, localizado no Litoral Sul paraibano, emitiu nota oficial, dirigida aos servidores municipais, esclarecendo acerca dos problemas registrados durante efetivação do pagamento salarial da categoria.

De acordo com a nota, os problemas têm sido gerados a partir de uma mudança apontada como necessária no sistema da Caixa Econômica Federal (CEF).

O banco que, antes, trabalhava com um layout específico que realizava a leitura dos arquivos e remessas contendo a liberação do pagamento dos servidores transmitidos virtualmente pelas Prefeituras e empresas à CEF, mudou o sistema. A Prefeitura, por sua vez, no dia planejado, preparou o arquivo de pagamento dos servidores e o transmitiu a CEF, porém, devido a uma inconsistência os arquivos foram rejeitados pelo sistema bancário, cuja alteração não foi previamente comunicada a Prefeitura.

Apesar dos transtornos sofridos, a Prefeitura de Caaporã, tranquiliza os servidores municipais certificando-os de que não se trata de falta de recurso financeiro, boa vontade e, muito menos, compromisso. Tanto que, os recursos estão nas contas da Prefeitura e a CEF vem tentando, de modo ininterrupto, sanar os problemas de incompatibilidade do referido sistema e, consequentemente, liberar o pagamento de todos, que já se iniciou aos poucos.

Ainda de acordo com a nota oficial, que pede a compreensão de todos, o executivo municipal procurou, outra vez, a Caixa Econômica Federal e solicitou urgência na resolução de tal problema. A CEF, por sua vez, comunicou que dará início as transferências de forma manual, no modo servidor por servidor, até que o problema seja resolvido.

Confira a íntegra da nota:

“Neste momento, dirigimos aos servidores da Prefeitura de Caaporã, porque sabemos que vocês não estão entendendo direito o que está acontecendo, com relação a efetivação do pagamento. Mas, informamos que de fato se trata de uma mudança no sistema da Caixa.

A Caixa trabalhava com um layout, ou seja, com um tipo de sistema que fazia a leitura dos arquivos remessas, contendo a liberação do pagamento dos servidores transmitidos virtualmente pelas prefeituras, empresas à caixa. Pois bem, a Prefeitura de Caaporã preparou o arquivo de pagamento dos servidores e o transmitiu a caixa, no dia planejado.

Ocorre que devido a uma inconsistência, os arquivos foram rejeitados pelo sistema da caixa. Motivo: a Caixa havia alterado o seu layout, porém não comunicou a Prefeitura da mudança.

Porém, queremos tranquilizá-los, certificando que não se trata de falta de recurso, de boa vontade e muito menos de compromisso. Os recursos estão nas contas da Prefeitura e a Caixa desde ontem tenta sanar o problema de incompatibilidade do sistema, para liberar o pagamento de todos vocês. Tenham certeza, mais preocupados e empenhados em resolver essa situação, estamos nós.

Hoje logo cedo, novamente procuramos a caixa e solicitamos que resolvessem o problema do pagamento dos servidores, creditando os seus salários. A Caixa nos comunicou que nesta manhã dará início as transferências, de forma manual, servidor por servidor, até que o problema seja resolvido. Diante dessa situação, esperamos poder contar com a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Cristiano Ferreira Monteiro

Prefeito constitucional”